Nas aulas de ET criámos um Origami em forma de pássaro - o nosso tsuru - e queremos mostrar o resultado do nosso trabalho. A história desta arte milenar japonesa é, também, muito interessante e gostávamos de a partilhar com os nossos leitores.
"Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que a adotou com entusiasmo e transformou-se numa arte conhecida em todo o mundo.
No principio, a arte era praticada apenas por adultos, pois o papel era muitíssimo caro naquela época. Com o passar do tempo, a arte do Origami, passou a ser ensinada nas escolas japonesas. Hoje em dia, o Origami faz parte da vida dos japoneses e atravessou as fronteiras do arquipélago japonês.Mas quando surgiu o Origami? Alguns estudiosos dizem ter sido na China, mas foi no Japão que essa arte se tornou mais popular. O Origami é tão apreciado, que hoje existem praticantes no mundo inteiro.
O que significa a palavra Origami?
Origami - do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel” - é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem a cortar ou a colar.
As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses como, por exemplo, tsuru (grou) simboliza a paz, a felicidade, a boa sorte e a saúde, o sapo significa amor e felicidade, a tartaruga significa longevidade, entre outros.Sadako e os 1000 grous de papel
Sadako Sassaki era uma menina de 12 anos que foi vítima de leucemia. Sadako queria dobrar mil tsurus, na tentativa de ter o seu pedido atendido, isto é, ser curada da sua doença. Infelizmente, morreu antes de dobrar os mil grous, mas a sua história ganhou asas e hoje é conhecida mundialmente.
Em sua homenagem, foi construída em janeiro de 1957 uma estátua em bronze no Parque Memorial da Paz no centro de Hiroshima, onde segura um tsuru gigante. A inscrição gravada na pedra em frente ao monumento, diz: «este é o nosso grito. Esta é a nossa oração. Para a construção da paz no mundo»".
ola sou eu Mauricio
ResponderExcluir