Uma aula de Cidadania diferente

A nossa aula de Cidadania desta semana teve um início diferente e improvável; fomos surpreendidos com uma atividade dinamizada pelo nosso colega Dário. No seguimento da aula anterior, onde abordámos o PRECONCEITO, fomos desafiados a aplicar os nossos conhecimentos, desta vez, a situações do nosso dia-a-dia. 

Fonte: dreamstime.com
                            
Assim, realizámos uma atividade em que ligávamos ou desligávamos a câmara web sempre que concordássemos ou discordássemos da afirmação que o Dário lia. As frases que o nosso colega nos leu foram as seguintes:

1.  Sinto-me ansioso/a por voltar à escola.

2.  Tenho saudades dos meus colegas.

3.  Vou dizer uma coisa muito especial a alguém assim que chegar à escola.

4.  Quando voltar à escola vou respeitar os meus colegas e os meus professores.

5.  Na escola sempre me dei bem com todos.

6.  Nunca desrespeitei ninguém.

7.  Já desrespeitei alguém.

8.  Nunca me senti ofendido.

9.  Já me senti ofendido.

10. Nunca julguei uma pessoa sem a conhecer primeiro.

11. Já julguei uma pessoa sem a conhecer primeiro.

12. Importo-me com aquilo que os outros pensam sobre mim.

13. Não me importo com aquilo que os outros pensam sobre mim.

14. Quando voltar à escola vou continuar a ser respeitador como tenho sido no ensino à distância.

15. Eu nunca julguei uma pessoa pelo seu aspeto.

16. Já me senti observado por não vestir roupas de marca.

17. Já senti que não estava na moda.

18. Já me afastei de uma pessoa por ela não pensar da mesma forma que eu.

19. Já tive de deixar de ser como sou para agradar aos outros.

No final fizemos uma reflexão sobre o exercício e chegámos à conclusão de que, apesar de todos sermos diferentes, de termos hábitos e modos de vida distintos, de termos formas de pensar diferentes, de usarmos ou não roupas de marca ou de não estarmos “na moda”, podemos complementar-nos uns aos outros. Afinal, a diversidade está na diferença!

Imaginam quão aborrecido seria o mundo se fossemos todos iguais?

....

Ainda houve tempo para vermos um vídeo sobre uma menina que teve de deixar de estudar para trabalhar e ajudar os pais no campo. No final, refletimos acerca da perpetuação dos ciclos de pobreza e da importância dos estudos para romper estes ciclos e mudar (para melhor!) a vida das pessoas.

Vejam o vídeo neste link e deixem a vossa opinião nos comentários. Esperemos que gostem tanto como nós gostámos!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ilusão de Óptica - O que vemos?

O que aprendemos no Dia da Alimentação?

As cores do Outono